Topo da página

Conteúdo do site

Coluna do centro

Glossário Técnico

Inicia com Contenha Termo Exato
All A B C D E F G I J L M N O P R S T U V Z
Page:  « Prev ... 9 10 11 12 13... Next »
Termo Definição
Previsão

Descrição de ocorrências futuras esperadas. A previsão do tempo inclui o uso de modelos matemáticos baseados em parâmetros atmosféricos, associados à habilidade e experiência de meteorologistas.

Primavera

Estação do ano entre o equinócio de primavera e o solstício de verão. Caracteriza-se pela elevação da temperatura nas latitudes médias. Ocorre nos meses de Setembro, Outubro e Novembro no Hemisfério Sul e nos meses de Março, Abril e Maio no Hemisfério Norte.

Projetor Luminoso

Instrumento que consiste em um tambor e um sistema óptico que projeta um feixe estreito e vertical de luz sobre a base de nuvens.

Psicrômetro

Instrumento utilizado para medir o conteúdo de vapor d'água, ou umidade, da atmosfera. Consiste de dois termômetros, um de bulbo úmido e outro de bulbo seco. O valor da diferença entre as temperaturas registradas nestes dois termômetros é utilizado para estimar a umidade do ar.

Radar

Acrônimo para RAdio Detection And Ranging (Detecção e Medida de Distância Por Rádio). É um instrumento eletrônico utilizado para detectar objetos e estimar sua distância. Seu princípio de funcionamento encontra-se baseado nos fenômenos de espalhamento e reflexão, resultantes da interação entre estes objetos e ondas de rádio. Nuvens e precipitação são detectados por equipamentos Radar, em função da intensidade dos sinais eletromagnéticos por eles refletidos. Termos relacionados: Radar Doppler.

Radar Doppler

Radar meteorológico que detecta a direção de deslocamento e velocidade de objetos em movimento. Gotas de precipitação podem ser detectadas pelo radar meteorológico e seu deslocamento horizontal (afastamento ou aproximação) pode ser determinado. A velocidade das partículas é medida utilizando-se do efeito Doppler. O radar foi batizado em homenagem ao físico austríaco J. Christian Doppler que, em 1842, explicou o motivo pelo qual o apito de um trem, ao se aproximar, é mais agudo do que o mesmo apito, quando do afastamento deste trem. Termo relacionado: Radar.

Radiação

Processo pelo qual a energia é propagada através de um meio qualquer, sob a forma de ondas. Pode ser exemplificada pela radiação eletromagnética, que emite calor e luz, ou por ondas de som.

Raio

Descarga súbita e visível de eletricidade, produzida em resposta à intensificação da diferença de potencial existente entre nuvem e solo; entre diferentes nuvens; dentro de uma única nuvem ou entre uma nuvem e o ar circunvizinho.

Rajada de Vento

Aumento súbito e significativo, ou flutuações rápidas, na velocidade do vento. Ventos máximos devem alcançar pelo menos 16 nós (28,8 quilômetros por hora) e a variação entre estes máximos e o vento contínuo deve ser de pelo menos 10 nós (18,4 quilômetros por hora). A duração das rajadas de vento é normalmente inferior a 20 segundos.

Ressaca

Elevação do nível do mar, comparativo aos períodos de não ocorrência de tempestades. Embora as elevações mais dramáticas estejam associadas à presença de furacões, sistemas de baixa pressão menos intensos podem resultar em ligeira elevação no nível do mar, caso o vento favoreça essa condição. É calculada subtraindo-se a maré astronômica normal, da maré observada em tempestade.

Saffir-Simpson

Escala desenvolvida no início dos anos 70 por Herbert Saffir, engenheiro consultor, e Robert Simpson, então Diretor do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Mede a intensidade de um furacão, numa classificação de 1 a 5. Esta escala categoriza o potencial de danos, baseado na pressão barométrica, na velocidade dos ventos e na elevação do nível do mar.

Satélite

Qualquer objeto que esteja na órbita de um corpo celeste, como uma lua, por exemplo. O termo, porém, é freqüentemente utilizado para definir objetos construídos pelo homem e que estejam na órbita (geoestacionária ou polar) da Terra. Algumas das informações adquiridas por satélites meteorológicos, como o GOES9, incluem temperatura e umidade nas camadas superiores da atmosfera, registro da temperatura no topo de nuvens, da superfície da terra e dos oceanos. Os satélites também acompanham o movimento das nuvens para determinar a velocidade dos ventos em altos níveis, rastreiam o movimento do vapor de água, monitoram o Sol e a atividade solar e retransmitem dados provenientes de instrumentos meteorológicos distribuídos ao redor do globo.

Satélite de Órbira Polar

Satélite cuja órbita inclui passagens próximo a, ou sobre ambos os Pólos da Terra. Termos relacionados: Satélite, Satélite Geoestacionário.

Satélite Geoestacionário

Satélite meteorológico que mantém a mesma posição relativa ao Equador, quando da rotação da Terra. Podem ser exemplificados pelos satélites da série GOES, acrônimo para Geostationary Operational Environmental Satellite (Satélite Ambiental Geoestacionário Operacional). Termos relacionados: Satélite, Satélite de Órbita Polar.

Seca

Tempo excessivamente seco numa região específica. Deve ser suficientemente prolongado para que a falta de água cause sério desequilíbrio hidrológico.

Page:  « Prev ... 9 10 11 12 13... Next »
Glossary 2.8 uses technologies including PHP and SQL
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados