Topo da página

Conteúdo do site

Coluna do centro

Glossário Técnico

Inicia com Contenha Termo Exato
All A B C D E F G I J L M N O P R S T U V Z
Page:  « Prev ... 10 11 12 13 14... Next »
Termo Definição
Sensação Térmica

Índice que descreve como a temperatura é fisiologicamente percebida pelos seres humanos. Quando associada ao calor, considera a temperatura e a umidade relativa do ar. Quando associada ao frio, considera os efeitos do vento e temperatura. Este índice não expressa a temperatura real do ar.

Sistema de Alta Pressão

Área com pressão superior àquela apresentada em áreas circunvizinhas, considerando-se um mesmo nível. Resulta em divergência de ventos, os quais se movem no sentido anti-horário no Hemisfério Sul e no sentido horário no Hemisfério Norte. Também conhecida como área de alta pressão; é o oposto de uma área de baixa pressão, ou ciclone. Termo relacionado: Anticiclone.

Sistema de Baixa Pressão

Área com pressão inferior àquela apresentada em áreas circunvizinhas, considerando-se um mesmo nível. Resulta em convergência de ventos, os quais se movem no sentido horário no Hemisfério Sul e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Também conhecida como área de baixa pressão; é o oposto de uma área de alta pressão, ou anticiclone. Termo relacionado: Anticiclone.

Sistemas de Pressão Semi-Permanentes

Sistemas de pressão e ventos relativamente estáveis e estacionários onde a pressão é predominantemente alta ou baixa com a mudança das estações. Não são sistemas de natureza transitória, como os sistemas de baixa pressão migratória que resultam das diferenças de temperatura e densidade. Termos relacionados: Sistema de Baixa Pressão da Islândia, Sistema de Alta Pressão das Bermudas e Sistema de Alta Pressão do Pacífico Norte.

Sociedade Americana de Meteorologia

American Meteorological Society. Organização com sede nos Estados Unidos, que promove a formação e o avanço profissional associados às ciências da atmosfera, hidrológica e oceanográfica.

Stratocumulus

Nuvem do tipo stratus, de baixa altura, composta por camadas ou elementos de nuvem. Pode se formar a partir da estratificação de nuvens do tipo cumulus e freqüentemente aparece como elementos igualmente distribuídos, com formas arredondadas e/ou cilíndricas, com o topo e a base relativamente planos. Pode assumir tonalidades de um cinza claro ao escuro, dependendo da dimensão das gotas d'água e da quantidade de luz solar que a atravessa.

Stratus

Um das três formas básicas de nuvem (as outras são cirrus e cumulus). Também é um dos dois tipos de nuvem baixa. Stratus é uma nuvem em forma de lençol, que não exibe elementos individuais, sendo, talvez, a mais comum de todas as nuvens baixas. É espessa e cinzenta e pode ser observada em camadas uniformes, situadas em baixas alturas, raramente ocorrendo acima de 1.500 metros acima da superfície. Nuvens stratus podem dar ao céu uma aparência brumosa. Nevoeiros podem se formar a partir de nuvens stratus que tocam o solo. Embora possa produzir chuvisco ou neve, raramente produz precipitação intensa. Nuvens que produzem precipitação intensa podem ocorrer sobre a camada de nuvem stratus.

Subsidência

Movimento descendente do ar, usualmente observado em anticiclones. Mais freqüente quando o ar em camadas superiores é mais frio e denso do que o ar em níveis inferiores. O termo é utilizado geralmente para indicar o oposto de convecção atmosférica.

Temperatura

Medida do nível de agitação molecular ou grau de calor de uma substância, estando associada à capacidade desta substância em receber ou transmitir calor. É medida em uma escala arbitrária com origem em zero grau absoluto, quando as moléculas teoricamente param de mover-se.

Temperatura Média

Valor médio das temperaturas registradas durante um período específico de tempo. É muitas vezes estimada através do cálculo da média entre as temperaturas máxima e mínima.

Tempestade Tropical

Ciclone tropical cujos ventos contínuos na superfície variam entre 63 quilômetros por hora (34 nós) e 116 quilômetros por hora (63 nós). Quando uma Tempestade Tropical é identificada o fenômeno recebe um nome e tem sua trajetória monitorada.

Tempestades

Produzidas por nuvens do tipo cumulonimbus, são eventos de micro-escala e de curta duração caracterizados por trovoadas, raios, rajadas de vento, turbulência, granizo, gelo, chuva, ventos fortes descendentes e em situações extremas, tornados.

Tempo

Estado da atmosfera em um determinado período, associado a sua influência na vida e atividades do ser humano. É a variação atmosférica de curto prazo, ao contrário das mudanças climáticas, que são variações de longo prazo. O tempo é freqüentemente descrito em termos de luminosidade, nebulosidade, umidade, precipitação, temperatura, visibilidade e vento.

Tempo Médio de Greenwich

Convenção utilizada para identificar o tempo de referência no planeta, definido a partir do fuso horário Zero. Este fuso abrange o meridiano de referência, que passa por Greenwich, Inglaterra, onde este método de divisão de tempo mundial foi inicialmente utilizado. Segundo o método, o globo é dividido em 24 fusos horários de 15 graus de arco, ou distantes uma hora entre si. A leste do meridiano de Greenwich, os fusos vão de uma a 12 horas, antecedidos pelo sinal negativo (-), indicando o número de horas a ser subtraído para se obter o Tempo Médio de Greenwich (TMG). A oeste, os fusos horários vão de uma a 12 horas, mas são antecedidos pelo sinal positivo (+), indicando o número de horas a ser somado para se obter o TMG. Termos relacionados: Coordenada de Tempo Universal, Zulu-Coordenadas do Tempo.

Tempo Severo

Qualquer evento de tempo destrutivo, estando em geral associado a tempestades localizadas como temporais fortes, nevascas ou tornados.

Page:  « Prev ... 10 11 12 13 14... Next »
Glossary 2.8 uses technologies including PHP and SQL
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados