Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Desertificação: Funceme inicia oficinas para mobilizar municípios

Iniciativa visa auxiliar trabalho iniciado pelo Zoneamento Ecológico-Econômico


Visando obter a maior quantidade de informações sobre as Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASDs) no Estado do Ceará, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) inicia em dezembro de 2011 uma série de oficinas temáticas para moblilizar os múnicípios identificados com áreas mais degradadas. As primeiras oficinas serão realizadas dia 06, em Canindé, no dia 07 de dezembro, em Sobral, e no dia 12, em Independência. A iniciativa faz parte do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação (PAE/CE), no contexto do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-BRASIL).

 

As oficinas vão auxiliar e enriquecer o trabalho iniciado pelo Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) das Áreas Suscetíveis à Desertificação em Irauçuba/Centro Norte – ASD-I (municípios de Irauçuba, Sobral, Canindé, Miraíma, Itapagé e Santa Quitéria) e nos Inhamuns – ASD-II (municípios de Independência, Tauá e Arneiroz).  O ZEE foi iniciado em 2006 através de parceria da Funceme com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e é uma das ações do PAE/CE.

 

Colaboração

 

A Funceme espera contar com a colaboração de todos: técnicos, gestores, sociedade civil, bem como, outras instituições e pessoas que desejem e tenham como contribuir para esta importante ferramenta de planejamento. Serão realizados diagnósticos e estudos técnicos das condições físico-bióticas, sociais, políticas e econômicas das ASDs (situação atual), analisando as relações sociedade-natureza e incluindo o mapeamento temático integrativo. “Salientamos que qualquer pessoa pode participar, tanto das oficinas como dos estudos, e pedimos, inclusive, a disponibilização de informações, referentes às áreas especificadas”, ressalta Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

 

Considerado um dos instrumentos legais do poder público para conhecer as potencialidades e limitações ambientais e socioeconômicas de uma região, além de apresentar opções para uma ocupação ordenada do território e o uso sustentável dos recursos naturais, este ZEE deverá direcionar e orientar investimentos, segundo as peculiaridades locais, e contribuir para definir políticas de desenvolvimento com foco na sustentabilidade, que terão como consequência a manutenção do homem no campo, tirando seu sustento e, ao mesmo tempo, preservando a natureza para as gerações futuras.


Serviço:

 

Oficina ZEE em Canindé
06 de dezembro de 2011
Das 8h às 18h
Auditório da Prefeitura de Canindé


Oficina ZEE em Sobral
07 de dezembro de 2011
Das 8h às 18h
Auditório da Secretaria da Fazenda de Sobral


Oficina ZEE em Independência
12 de dezembro de 2011
Das 8h às 18h
Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Independência

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados