Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme inicia nova fase do Zoneamento de áreas susceptíveis a desertificação

Estudos serão realizados nas regiões de Irauçuba (Centro Norte) e nos Inhamuns

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) firmou contrato com a empresa Consea para a realização de serviços técnicos relacionados ao Zoneamento Ecológico-Econômico nas áreas susceptíveis à desertificação das regiões de Irauçuba/Centro Norte e Inhamuns, no Estado do Ceará. O contrato, orçado em R$ 369 mil, é atrelado ao convênio da Funceme com o Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Denocs) para a execução do zoneamento em duas das principais áreas susceptíveis à desertificação - Irauçuba e Inhamuns - conforme explica a gerente do Departamento de Recursos Hídricos da Funceme, Margareth Benício.

"Esse contrato é com a empresa que vai ajudar na parte de oficinas e outras séries de atividades de apoio logístico. Está previsto para a duração de um ano, com a discussão do plano de trabalho, que depois tem que ser aprovado por outras instituições relacionadas ao meio ambiente, como o Dnocs e o Conpam (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará)" explica Margareth. Estão previstas a realização de palestras, pesquisas de campo e construção de um banco de dados. De acordo com Margareth, a previsão é para o início das atividades em outubro, mas por conta de entraves burocráticos a data pode ser adiada.


Zoneamento Ecológico-Econômico


O Zoneamento Ecológico-Econômico da região vai servir para analisar as áreas e identificar soluções específicas para uma determinada região. De acordo com Sônia Perdigão, engenheira agrônoma da Funceme, o levantamento das áreas susceptíveis à desertificação foi feito pela Funceme em 1994. Na ocasião, foi constatado que 10% dá área do Ceará já se encontra degradado em processo de desertificação. Com a desertificação, a área se torna improdutiva, o que acaba ocasionando a migração das pessoas. (matéria do Diário do Nordeste Online)

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados