Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme e Defesa Civil juntas no combate aos focos de incêndio

Instituições promoveram curso para identificar pontos de calor em imagens de satélite

O fim das chuvas no Ceará significa um novo período de muito trabalho para a Defesa Civil do Estado. Agora, os agricultores começam a fazer as queimadas para limpeza de áreas de plantio, renovação de pastagens e controle de pragas. Apesar de trazer benefícios a curto prazo, essa prática pode afetar a biodiversidade e os ecossistemas, acelerar o processo de erosão do solo, provocar poluição do ar, e, quando realizado de forma descontrolada, pode provocar incêndios, causando danos ao patrimônio público e privado, afetando a sociedade de modo geral.


Para combater este problema de forma mais eficaz, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC)  promoveram o curso “Operação do Sistema de Monitoramento de Focos de Calor”. A atividade, que faz parte do Comitê do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA), capacitou 27 técnicos da Defesa Civil numa programação de 18 horas aulas, deixando-os aptos a interpretar imagens de satélite para detectar os focos de incêndio num sistema de monitoramento que disponibiliza esses dados georeferenciados através de uma página na internet.

Os certificados dos concludentes do curso serão entregues na manhã desta sexta-feira, dia 2, às 8h30, na sede da CEDEC – anexo ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. A programação do curso abordou os tópicos que incluem noções básicas de sensoriamento, características da metodologia de detecção de focos de calor, noções de geoprocessamento, informações cartográficas e a operação do sistema de monitoramento.


Sobre o PREVINA


Percebendo a complexidade do combate, da prevenção e do controle dos incêndios florestais, o Governo do Estado instituiu através de Decreto nº 27.596, de 20 de outubro de 2001, o Comitê do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA), tendo como objetivos: monitorar os focos de calor, reduzir as queimadas e prevenir os incêndios florestais. O Comitê realiza trabalhos com ações conjuntas e coordenadas, envolvendo diversos agentes que atuem desde a identificação dos focos ao desafio de combate e controle do fogo no campo.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados