Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Instituição estará presente na exposição da Secitece

Instituição estará presente na exposição da Secitece, montada no North Shopping, entre 18 e 24 de outubro

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai estar presente às comemorações da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, realizada de 18 a 24 de outubro e terá como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). No Ceará, a Semana é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

Em Fortaleza, a Secitece irá montar uma exposição no North Shopping, durante toda a semana, com o objetivo de mostrar a produção científica do Estado. De acordo com o secretário René Barreira, “é uma forma de tornar mais acessível o conhecimento das atividades desenvolvidas e popularizar os temas ligados a Ciência e Tecnologia”.

 

Na exposição, a Funceme participa com espaço direcionado ao entretenimento infantil, onde os técnicos distribuirão jogos educativos que mostram às crianças quais as características do Clima no Ceará e explicam os fenômenos naturais comuns no nosso Estado. Além disso, os pequenos poderão entender como os pesquisadores da instituição trabalham, colhendo e interpretando informações de satélites e das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), inclusive, uma PCD estará montada no local.

 

Uma das atrações principais será o Funceminha, o animado mascote da instituição, que conduz a garotada em brincadeiras e danças super divertidas.

 

Projetos curiosos

 

Os projetos escolhidos para a exposição visam despertar a curiosidade da população, em especial crianças e jovens. Estará presente na exposição, por exemplo, o primeiro e único animal clonado do Brasil, obtido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece): um cabrito transgênico. Peças teatrais e experimentos interativos também estarão na programação.

 

Mostrar que a produção científica das instituições estaduais são aplicáveis no dia-a-dia também é objetivo da exposição. É o caso da criação do “Concreto Translúcido”, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O material possui características físicas e mecânicas dos concretos convencionais, mas, por ser translúcido, agrega valor estético e é ecologicamente correto, já que permite a passagem da luz para o ambiente. “Ele pode ser fator decisivo para a economia de energia”, explica o prof. Dr. Francisco Carvalho, responsável pelo desenvolvimento do novo concreto.

 

A Exposição estará aberta para visitação sempre das 10h às 22h, no terceiro piso do North Shopping, próximo à praça de alimentação. Estarão presentes, além da Funceme, as produções das demais instituições vinculadas a Secitece: Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), ligado a Secitece através de contrato de gestão.

 

Atividades presentes à exposição:

 

Urca: Exposição interativa do Geopark Araripe, localizado no sul do Ceará e que possui registros geológicos e paleontológicos considerados patrimônio da humanidade.
Nutec: Mini-laboratório para obtenção de biodiesel a partir de óleos e gorduras vegetais residuais / Robô desenvolvido pelo laboratório Centro de Automação e Robótica (Centauro), para vigilância e monitoramento, com autonomia para fazer rondas, e que detecta e grava rosto das pessoas.
Funceme: Mini-estação para coleta de dados meteorológicos / Área dedicada às crianças com jogos educativos que mostram quais as características do Clima no Ceará e explicam os fenômenos naturais.
Funcap: Mini-sala de cinema para exibição de documentários produzidos pela Funcap TV para divulgação científica e mostra dos principais cientistas cearenses.
Centec: Laboratórios de física, química e biologia demonstrarão o uso do fogão solar e a reciclagem de papel, além de experimentos interativos, mostrados por estudantes e alunos de escolas públicas.
UVA: Exposição do Concreto Translúcido, que permite a passagem de luz para o ambiente, sendo assim um material ecologicamente correto.
Uece: Serão expostos cabritos transgênicos, no qual é objetivo da prática conseguir, através do animal originado de embrião geneticamente modificado, a produção de substâncias de interesse para a ciência / Apresentação da peça teatral Magia x Ciência, do grupo "Tubo de Ensaio", de alunos da Uece de Itapipoca.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
NOVEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados