Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme sedia, nos dias 4 e 5 de junho, a última reunião do Projeto CATIN (2009)

Iniciativa estuda a influência da dinâmica do Atlântico Tropical sobre o clima do Nordeste brasileiro.

 

O acoplamento dinâmico entre Oceano, Atmosfera e Continente, especificamente na região do Atlântico Tropical, tem influências na estação chuvosa do Nordeste brasileiro, e, conseqüentemente, na operação de controle de vazão de açudes, assim como na umidade superficial do solo e nos índices de infestação de Dengue no Ceará.

 Atlântico tropical

Estes foram alguns dos objetos de estudo de pesquisadores brasileiros e franceses durante os quatro anos (2005-2009) do projeto de cooperação científica CATIN (Clima do Atlântico e Impactos sobre o Nordeste), que realiza sua última reunião nos dias 4 e 5 de junho, no auditório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), onde serão apresentados os resumos das produções científicas.                                   

 

O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Francês de Pesquisa pelo Desenvolvimento (IRD) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e nele foi produzido material científico a respeito dos impactos da dinâmica do Atlântico Tropical sobre o clima do Nordeste brasileiro, particularmente sobre as precipitações. “Também é um objetivo do CATIN estimar as conseqüências desses impactos nos recursos hídricos, na agricultura e na saúde”, explica Jacques Servain, pesquisador do IRD, que coordena o projeto, pelo lado Francês, juntamente com o professor José Nilson Beserra Campos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), do lado brasileiro.

 

Produtos

 

Pesquisadores do IRD e de universidades brasileiras (UFC, UECE, UFBA, UFRJ, UFPE, UFCG e USP) além de órgãos estatais como Sesa-CE e Funceme, participarão da reunião apresentando seus trabalhos em quatro sessões temáticas: “Variabilidade do Atlântico Tropical”, “Variabilidade do Clima do Nordeste”, “Relações Clima-Recursos Hídricos & Clima-Agricultura”, e “Relações Clima-Saúde”. Como produtos finais desses trabalhos, foram produzidas, durante esses quatro anos, cinco teses de doutorado, além de cerca de vinte artigos científicos, publicados nas diversas revistas internacionais. Também será editado um livro com a coletânea dos resumos extendidos das principais pesquisas dos mais de 30 cientistas que participaram do CATIN. “A dinâmica do projeto é muito ampla, mas cada ação é específica e explora bem cada tema proposto”, observou Jacques Servain.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados