Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Fortaleza receberá Conferência Científica da ONU sobre desertificação

Encontro acontecerá em fevereiro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará

 

A Convenção das Nações Unidas para o Combate a Desertificação (UNCCD) escolheu Fortaleza  para ser a sede de sua 2ª Conferência Científica, que acontecerá de 4 a 7 de fevereiro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará. O tema do evento é “Avaliação econômica da desertificação, gestão sustentável da terra e resiliência de zonas áridas, semiáridas e sub-úmidas secas”. Já foi formado um Comitê Gestor composto por membros da Comissão de Ciência e Tecnologia (CST) da ONU, do Fórum de Riscos Globais (GRF) de Davos e do Secretariado da UNCCD para coordenar e organizar o encontro.



O objetivo da Conferência Científica é promover um intercâmbio internacional com técnicos e cientistas multissetoriais de dezenas de países sobre as questões que envolvem o tema proposto, além de contribuir para a melhoria dos esforços tomados para combater os impactos locais, nacionais e globais. Há um consenso generalizado de que as questões relativas à desertificação,  à degradação do solo e à seca ainda não estão devidamente incluídas e tratadas nas agendas do setor político e privado nos níveis global, nacional e local.



É, portanto, de vital importância aumentar a conscientização sobre os impactos negativos que as decisões relativas à gestão da terra e dos serviços ecossistêmicos podem ter, assim como se faz necessário fomentar as oportunidades que essas decisões geram para melhorar as práticas atuais de gestão de terras para uma maior sustentabilidade.



O evento deve ser estruturado em torno dos dois temas-chave:
1 – Os impactos econômicos e sociais da desertificação, degradação do solo e seca
2 – Custos e benefícios das políticas e práticas abordando a desertificação, degradação do solo e seca



UNCCD no Ceará


Em maio de 2010, durante os preparativos da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID + 18), o secretário-executivo da UNCCD, Luc Gnacadja, visitou o Ceará. No dia 17, ele foi recebido pelo governador Cid Gomes e conheceu a sede da Fundação Cearense de Meteorologia e recursos Hídricos (Funceme).



No dia seguinte, Gnacadja viajou com a comitiva da UNCCD para o município de Canindé, onde conheceu o Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (Prodham), sob a responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, em parceria com a Funceme. A visita de campo acompanhou o trabalho de recuperação da microbacia do Rio Cangati e seus efeitos socioeconômicos, através de obras hidroambientais.

Em junho de 2012, Canindé recebeu a visita da angolana Leila Lopes, Miss Universo 2011 e embaixadora (UNCCD). Ela também conheceu as ações do Prodham.


Fonte: http://2sc.unccd.int/home
27 de julho de 2012

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados