Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Ceará sedia encontro sobre riscos e desastres nas regiões Nordeste e Norte

Órgãos nacionais se reuniram na Funceme para discutir preparação e respostas a eventos naturais extremos

 

 O Ceará recebeu a 8ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Informações de Riscos: Nordeste e Norte. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, dia 20 de julho de 2012, no auditório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Com objetivo de agregar todas as informações para subsidiar a gestão de riscos e a prevenção de desastres naturais nas regiões Nordeste e Norte, o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD) organizou reuniões periódicas com diversos órgãos nacionais, regionais e estaduais para discutir duas situações extremas: a Seca vivenciada pela região Nordeste e as Cheias vivenciadas pela região Norte. Após sete reuniões, o CENAD busca, agora, levar as discussões para as esferas estaduais com intuito de ampliar parcerias com órgãos estaduais que trabalham com informações de desastres.

 

Sob a coordenação do CENAD, o GT conta com a participação de diversos órgãos: Agência Nacional de Águas (ANA), Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Como instrumento de trabalho definiu-se que seriam emitidos boletins e relatórios quinzenais com informações de riscos e desastres de ambas as regiões.

 

Pioneiro

 

O GT Informações de Riscos: Nordeste e Norte escolheu o Estado do Ceará para ser o pioneiro de sua Região nas discussões desse trabalho técnico – tendo em vista a experiência do Estado no combate e minimização dos efeitos da seca – e por possuir um dos Comitês Integrados de Combate à Estiagem melhor estruturado.

 

No Ceará, o GT destaca a participação nas discussões técnicas da FUNCEME, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), em específico a Coordenadoria de Infraestrutura, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), as Defesas Civis Estadual e Municipal e o Comitê Integrado de Combate à Estiagem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto - (85) 8814-4194
29 de julho de 2012

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados