Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Workshop internacional sobre Eventos Meteorológicos Severos

Encontro discutirá a criação de um Centro Virtual de monitoramento, previsão e vigilância para a América do Sul.

 

Meteorologistas e pesquisadores de 15 países estarão reunidos em Fortaleza, entre os dias 2 e 5 de março, para participar do I Workshop sobre monitoramento, previsão e aviso antecipado de Eventos Meteorológicos Severos para o Setor Norte da America do Sul, organizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) com selo da Organização Meteorológica Mundial (OMM). As instituições participantes apresentarão trabalhos relacionados ao monitoramento, prognóstico, alerta e vigilância de fenômenos meteorológicos extremos.

 

Um dos objetivos do Workshop, que acontece no Hotel Luzeiros, é discutir a proposta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de unir esforços para estabelecer um “Centro Virtual de Monitoramento, Previsão e Vigilância de Fenômenos Meteorológicos Severos para a América do Sul”, que contribuirá para diminuir os impactos sociais, econômicos e ambientais causados pelos fenômenos. “É imprescindível a formação de centros como o que está sendo proposto, pois possibilita a troca de experiências, metodologias, a operação em rede para detecção de eventos extremos e a racionalização de recursos”, afirmou Eduardo Sávio Martins, presidente da FUNCEME.

 

Os fenômenos meteorológicos extremos têm ocorrido com freqüência na América do Sul, como o furacão Catarina e as inundações recentes no Panamá e no estado de Santa Catarina. Esses fatos deixaram clara a necessidade de haver um sistema regional e integrado para monitoramento e alerta desses eventos, para auxiliar o trabalho da defesa civil dos países desse continente em sua tarefa de socorrer as populações afetadas

.

O “Centro Virtual” proposto acompanhará a ocorrência de eventos severos como:

  • - chuvas intensas e inundações
  • - tempestades (ocorrência e grau de intensidade)
  • - chuvas de granizo, rajadas de vento e descargas elétricas (raios)
  • - temperaturas extremas
  • - umidade relativa do ar muito baixa
  • - desconforto térmico intenso
  • - ressaca do mar
  • - nevascas
  • - secas prolongadas

 

Participantes

 

Representam o Brasil durante o evento, instituições como INMET, CPTEC/INPE, CHM, DECEA, FUNCEME, órgãos estaduais de meteorologia e Defesa Civil. Também participam o IDEAM (Colômbia), Servicio de Meteorologia de la Aviación Militar (Venezuela), Méteo France (França e Guiana Francesa), Hydrometeorological Service (Guiana), Meteorological Service (Suriname), Instituto de Meteorología Nacional (Costa Rica), Agencia Estatal de Meteorologia – AEMET (Espanha), Instituto Nacional de Meteorología (Portugal), Oficina Nacional de Meteorologia (República Dominicana), Gerencia de Hidrometeorología de la ETESA (Panamá), Servicio Meteorológico e Hidrológico – SNET (El Salvador), além de meteorologistas da Guatemala, Honduras e Nicarágua.

 

Serviço:

I Workshop sobre monitoramento, previsão e aviso antecipado de Eventos Meteorológicos Severos para o Setor Norte da America do Sul

Data: 2 a 5 de março de 2009

Local: Hotel Luzeiros

Endereço: Avenida Beira-Mar, 2600 – Meireles – Fortaleza-CE

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados