Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme faz pesquisa sobre processos hidrológicos no Semi-Árido

Para o estudo foi escolhida a bacia representativa do riacho Forquilha, em Quixeramobim, onde estão sendo instalados sensores de temperatura e umidade do solo, dentre outros .

 

Visando ampliar o conhecimento em relação aos processos hidrológicos que ocorrem no semi-árido do Estado a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) iniciou, em parceria com o Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) do CNPq e Universidade Federal do Ceará (UFC), uma pesquisa de Balanço de Energia na bacia representativa do riacho Forquilha, em Quixeramobim.

 

  bacia do riacho Forquilha, em Quixeramobim  


Para viabilizar o estudo, de responsabilidade da pesquisadora Lovânia Werlang, já estão sendo instalados sensores de temperatura e de umidade do solo em 10 locais distintos na região da bacia representativa, em três profundidades. Além disso, será instalada uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) hidro-meteorológicos da Funceme com 15 metros de altura e diversos sensores. Ao final do projeto, todos os parâmetros do modelo estarão definidos, e disponibilizados em um banco de dados.

Este conhecimento será primordial para o desenvolvimento de metodologias e modelos que representam os fluxos de água em diversas escalas especiais e temporais na região, de forma a subsidiar o processo de tomada de decisão em relação à gestão dos recursos hídricos do Estado. A pesquisa dá continuidade aos trabalhos desenvolvido pela Funceme na bacia do riacho Forquilha, escolhida como bacia experimental da instituição.

Processo

Na pesquisa, será utilizada uma metodologia desenvolvida por Werlang para modelar as transferências de massa e calor do solo para a atmosfera, em condições de convecção livre. Foi escolhida para o estudo a bacia representativa do riacho Forquilha porque é integrada à bacia do açude Banabuiu, um dos mais importantes do Ceará, caracterizando sua relevância em termos de gestão do uso do solo e dos recursos hídricos. A bacia apresenta características de clima, solo e vegetação característicos do semi-árido, sendo, portanto, semelhante à boa parte das bacias hidrográficas do Estado. Além disso, essa bacia já vem sendo estudada desde 1996 no âmbito do projeto de cooperação do Governo do Estado do Ceará com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados