Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Secretário da ONU para o Combate à Desertificação visita Funceme

Comitiva das Nações Unidas foi à Canindé para conhecer obras hidroambientais do PRODHAM

 

Em visita oficial ao Ceará, o secretário-executivo da Convenção de Combate à Desertificação da ONU, Luc Gnacadja, conheceu de perto as ações desenvolvidas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no sentido de promover a convivência com as vulnerabilidades climáticas do semiárido brasileiro. No fim da tarde da segunda-feira, 17, Gnacadja, acompanhado por Heitor Matallo, da Convenção de Combate à Desertificação da ONU para a América Latina e Roberto Germano Costa, diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), foram recebidos por Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme, na sede da instituição.

 

A comitiva visitou as salas técnicas da Fundação, onde são desenvolvidos trabalhos nas áreas de agricultura, meio ambiente, recursos hídricos e meteorologia. “A visita do secretário ressalta a importância das informações geradas pela Funceme nestes setores”, destacou Martins.

 

Na terça-feira, a comitiva da ONU viajou à Canindé para conferir as práticas desenvolvidas no Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (Prodham), sob a responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, em parceria com a Funceme. A visita de campo acompanhou o trabalho de recuperação da microbacia do Rio Cangati e seus efeitos socioeconômicos, através de obras hidroambientais.

 

ICID+18

 

Um dos objetivos da passagem de Luc Gnacadja pelo Ceará foi dar visibilidade à preparação da segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18),  que será realizada em agosto, em Fortaleza. Após ser recebido, na segunda-feira, 17, pelo governador Cid Gomes, pelo vice-governador, Francisco Pinheiro e pelo coordenador da Conferência, Antônio Rocha Magalhães, o  secretário-executivo da Conferência de Combate à Desertificação da ONU anunciou o lançamento do programa "Década da Desertificação e Desertos", que pretende discutir, durante os próximos 10 anos ao redor do mundo, alternativas para a redução dos impactos ambientais nos ecossistemas do semiárido e reduzir a desertificação no planeta. O lançamento acontecerá durante a ICID+18. "Será uma década de discussões, debates e buscas de soluções para os problemas enfrentados por muitos países no mundo", destacou Gnacadja.

 

Para o governador Cid Gomes, a ICID+18 é a mais importante conferência sobre regiões semiáridas. "Teremos a chance de voltar a debater um assunto que é de interesse de diversos países em todos os continentes. A desertificação ameaça ecossistemas e podemos, durante a conferência, trocar experiências e apontar soluções", afirmou.

 

A Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID+18) será realizada em agosto deste ano no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. A Conferência visa reunir participantes do mundo inteiro para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta; atualizar o conhecimento sobre assuntos concernentes a essas regiões nos últimos 20 anos: aspectos ambientais e climáticos (variabilidade e mudanças), vulnerabilidades, impactos, respostas de adaptação e desenvolvimento sustentável; explorar sinergias entre as Convenções das Nações Unidas no que concerne ao desenvolvimento de regiões semiáridas; e gerar informações para subsidiar governos e a sociedade com o objetivo de melhorar a sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas.

 

A ICID+18 é uma conferência preparatória para a Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012 e debaterá temas ligados ao meio-ambiente em todo o mundo. A primeira ICID, realizada em 1992, também no Ceará, serviu como base para discussões da Eco-92, realizada também em território fluminense.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
OUTUBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados