Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Técnica da Funceme ministra palestra em Angola sobre desertificação

Sônia Perdigão foi convidada pela Fundação Eduardo dos Santos (FESA)

A experiência na área de meio ambiente e os trabalhos desenvolvidos para a convivência com a seca e o combate à desertificação renderam à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) convite para participar do “Workshop sobre Tecnologias/Estratégias de Combate à Desertificação na Província do Namibe”, em Angola. O evento aconteceu no dia 18 de setembro de 2014 e a instituição cearense foi representada pela engenheira agrônoma Sônia Perdigão, do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme.



O Workshop fez parte das atividades de celebração dos 18 anos de criação da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), entidade sem fins lucrativos que busca promover mudanças sociais e econômicas em Angola. “Os angolanos respeitam muito o Brasil e pude sentir isso quando falei do envolvimento da Funceme com as questões pertinentes à desertificação”, explicou Sônia.

Segundo a engenheira, os angolanos estão bastante sensibilizados e motivados a desenvolver projetos que melhorem a convivência da população em terras áridas. “Na província de Namibe, há áreas de deserto, então essa temática é muito presente na rotina deles. Percebo essa participação da Funceme no Workshop como um reconhecimento do nosso esforço no combate à desertificação”.





Em sua apresentação aos angolanos, Sônia mostrou os resultados satisfatórios do Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (PRODHAM), aplicado na microbacia do rio Cangati, em Canindé, e das intervenções de manejo sustentável na localidade do Brum, no município de Jaguaribe. “Também expliquei sobre as definições de desertificação, segundo a Convenção da ONU que trabalha com esse tema (UNCCD); mostrei os trabalhos do Plano de Ação Nacional (PAN) e o Plano de Ação Estadual (PAE) e o mapeamento que fizemos do Estado do Ceará para orientar políticas públicas sobre o problema”.

Visita de campo

Além da participação no Workshop, a Sônia Perdigão teve a oportunidade de conhecer o projeto de reflorestamento promovido no deserto da província de Namibe. “Eles estão plantando espécies de casuarina e o vegetal está resistindo. Eu mesma plantei uma muda. Acho que a visita foi somente nosso primeiro contato com a FESA. Acredito que projetos e parcerias deverão surgir num futuro próximo”.





Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
26 de setembro de 2014

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados