Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Inaugurado Centro de Monitoramento e Percepção de Riscos em Fortaleza

Estrutura modelo para o País é fruto da parceria entre Defesa Civil Municipal e Funceme

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza inaugurou nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2015, o Centro de Monitoramento e Percepção de Riscos, em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O objetivo é antecipar o tempo de resposta às ocorrências na Capital, como alagamentos e inundações, quedas de árvores e desabamentos de edificações. A Capital cearense tem único órgão municipal de Defesa Civil no Brasil com essa estrutura.



O Centro de Monitoramento e Percepção de Riscos possui tecnologia necessária para o monitoramento 24h de eventos adversos como fortes precipitações e rajadas de vento intensas e será operada pelos técnicos da Defesa Civil, conectados a uma rede de instituições municipais, estaduais e federais que serão acionadas conforme as necessidades. “Trabalhamos com várias parcerias e queremos agregar a maior quantidade de informações para conseguir essa antecipação aos eventos extremos. A Defesa Civil de Fortaleza mantém relação de proximidade com a Funceme e agora vamos promover cursos e treinamentos voltados especificamente para os operadores desse sistema”, explica Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Na nova estrutura, além do monitoramento de imagens de satélite, radares e estações meteorológicas automáticas, a Defesa Civil terá acesso a mapeamentos de áreas vulneráveis, árvores em situação de risco, e recursos hídricos (mananciais e bacias hidrográficas). “Também há um banco de dados de eventos extremos. Com ele temos ideia do valor financeiro da antecipação das ações de resposta”, ressalta Martins.



De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), Francisco Veras, a integração das instituições é o mais importante no novo sistema. “É essencial mantermos essa rede integrada de informações e ações, e isso vai acontecer não somente durante a quadra chuvosa, será o ano todo”. Para o coordenador Especial de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer, cuidar e garantir a segurança das pessoas é o que motiva os técnicos que trabalharão no Centro de Monitoramento. “Temos orgulho de fazer funcionar um sistema que é modelo para todo o País. E o mais vantajoso é que não houve custo de implementação, apenas reunimos no mesmo espaço as operações dos órgãos envolvidos. Ganhamos em agilidade e eficiência no tempo de resposta”.

Ao fim da solenidade, a Funceme foi homenageada pela Defesa Civil Municipal com placa de agradecimento pelo empenho na parceria que resultou no Centro de Monitoramento e Percepção de Riscos.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
14 de outubro de 2015

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados