Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Empossados conselheiros municipais de Proteção e Defesa Civil

Meteorologistas Meiry Sakamoto e Raul Fritz, da Funceme, são membros do Conselho

A posse dos 17 membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e a primeira reunião do Comitê de Ações para a Quadra Chuvosa ocorreu nesta quinta-feira (14/01), no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Fortaleza, representando as ações fundamentais que a administração municipal desenvolve para a prevenção para a quadra chuvosa deste ano. Meiry Sakamoto e Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foram empossados como conselheiros.



Durante o evento, foi destacado o empenho da Prefeitura de Fortaleza em criar um Conselho que tivesse caráter consultivo e deliberativo, a fim de prevenir e socorrer de forma efetiva e com qualidade as vítimas de acidentes decorrentes da quadra chuvosa. “Embora o Conselho se concentre com os efeitos mais comuns relacionados às chuvas, esse terá atuação permanente”, afirmou Francisco Veras, secretário Municipal de Segurança Cidadã. Ele lembrou que as atividades preventivas ocorrem ao longo do ano e envolvem não apenas os órgãos públicos municipais e estaduais, como também as comunidades, que passarão a gerar demandas para a gestão municipal.



Já na apresentação da primeira reunião de Ações para a Quadra Chuvosa, a primeira exposição de atividades foi apresentada pelo secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, enfatizou que desde os meses de novembro e dezembro do ano passado, houve um esforço intensificado para a limpeza e coleta de resíduos sólidos nos entornos dos mananciais. O trabalho, que foi desenvolvido tanto de forma manual quanto mecanizada, tem por finalidade prevenir alagamento e desalojamento de famílias residentes nas áreas atingidas.

Com isso, enfatizou que a limpeza terá continuidade, mesmo em áreas onde o serviço já contou com essa intervenção mais intensa, como o Riacho Maceió, Lagamar, canal do Jardim América, Canal da Rosinha (na Serrinha), Conjunto Ceará, Genibaú, Maranguapinho e Favela Vertical.

Em seguida, o coordenador Especial de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer, anunciou que neste ano a Defesa Civil contará com um quadro de 20% a mais de agentes, terá maior integração com a Funceme, no sentido de monitorar as áreas com maiores indicadores pluviométricos, sistema de alerta para 28 áreas de riscos em Fortaleza, mapeamento das edificações em risco e das árvores susceptíveis de quedas e o mapeamento dos recursos hídricos.

Ferrer lembrou que o trabalho do comitê, como aconteceu em 2014, será de prevenir problemas ligados às chuvas, agindo de forma rápida para que as ocorrências possam ser minimizadas. Compõem o Comitê a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Secretaria da Infraestrutura, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretarias Regionais.

Por fim, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, disse que independente de uma quadra chuvosa intensa ou não, as cidades devem se preparar para eventos de chuva intensa, que podem ocorrer ao longo do ano. Ele lembrou que essa situação já pode ser verificada com as precipitações de pré-estação em algumas localidades do Estado.

Ação do Comitê

O Comitê de Ações para a Chuva, criado em novembro de 2013, é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), e tem como objetivo propor e executar ações preventivas no período da Quadra Chuvosa. O órgão centralizará todas as informações e ações da Prefeitura de Fortaleza relacionadas às chuvas, instituindo um elo de comunicação com a população.

A presidência do Conselho do Comitê é ocupada pelo secretário Municipal de Segurança Cidadã, Francisco Veras. Na composição estão ainda o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer; o diretor Geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Edgar Fuques; os representantes eleitos das comunidades Cônego de Castro (Parque São José) e do bairro Barroso I, Marta Xavier e José Almir Moreira, respectivamente; especialistas de notório saber da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ana Paula Araújo de Holanda (titular) e Amélia Soares da Rocha (suplente) e Emerson Mariano da Silva (titular) e José Maria Brabo Alves (suplente), da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Também fazem parte do conselho representantes das secretarias municipais de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, (Funceme) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil
14 de janeiro de 2016

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados