Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Dia Mundial de Combate à Desertificação: Funceme lança livro na AL-CE

Solenidade acontecerá amanhã, 17 de junho, às 11h. Publicação será apresentada pelo presidente do órgão, Eduardo Martins

Amanhã, 17 de junho, será celebrado o Dia Mundial de Combate à Desertificação na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), em sessão solene às 11h. Estarão presentes autoridades e representantes de instituições que contribuem para a convivência da população no clima semiárido. Durante o evento, a Fundação Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) lançará o livro “Desertificação, Degradação das Terras e Secas no Brasil” que será apresentado pelo presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins.



A obra é fruto de parceria entre o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Funceme, que elaboraram juntos a publicação que consiste no estudo do Estado da arte da desertificação, degradação da terra e seca no Semiárido brasileiro, especificando as tecnologias e experiências de recuperação e mapeamento das áreas vulneráveis.

A publicação representa a contribuição brasileira ao documento O Panorama das Terras Secas da América Latina e Caribe (LAC Drylands Outlook). Esse trabalho será construído pela Iniciativa de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento das Terras Secas da América Latina e o Caribe (AridasLAC), organização de instituições que trabalham com desenvolvimento sustentável nas terras secas da região, sob coordenação da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina (Cepal).

Outra obra de relevância para o tema também será lançada no evento. O assessor especial do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Rocha Magalhães apresentará o livro “Degradação Neutra da Terra: o que significa para o Brasil?”.

Com larga experiência no tema da convivência com o semiárido, adquirida por décadas de pesquisas, projetos, trabalhos de campo e publicações, a Funceme tem destaque nacional e internacional pelas ações de combate à desertificação. O esforço da instituição já foi premiado com o certificado Dryland Champions, da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), conquistado em 2014 por reconhecimento aos benefícios trazidos pelo Projeto "Recuperação de Área Degradada em Processo de Desertificação na Sub-Bacia Hidrográfica do Riacho do Brum no Município de Jaguaribe-CE".


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
16 de junho de 2016

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
OUTUBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados