Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Treinamento sobre PCDs em Piquet Carneiro acontece na Funceme

Técnicos aprendem operação e manutenção das seis estações agrometeorológicas do Plano Piloto Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta às Secas

Técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro participam, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2016, do treinamento para operação e manutenção das seis estações agrometeorológicas que integram o Plano Piloto Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta às Secas. O curso é ministrado pela engenheira aeroespacial Fernanda Barreto, da empresa Campbell Scientific, que venceu a licitação para instalação dos equipamentos.



As seis estações já foram instaladas em Piquet Carneiro, nos distritos de Olho D’Água, Tataira, Logradouro, Barra do Serrote, Mororó e Ema dos Marinheiros. Cada estação é uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) Agrometeorológicos, sistema de aquisição de informações utilizado para monitorar parâmetros ambientais. Estes parâmetros são coletados através de sensores, armazenados e transmitidos automaticamente através do satélite americano GOES. O Plano Piloto faz parte do escopo do Projeto São José III, coordenado pela SDA com recursos do Banco Mundial.

As estações foram especificadas e instaladas em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que também terá participação no monitoramento e avaliação dos dados. Atualmente, a Funceme obtém informações de 84 PCDs automáticas distribuídas nas macrorregiões cearenses.

Para Diego Arias, economista do Banco Mundial que gerencia as ações do Projeto São José III, um dos componentes mais importantes do Projeto é a gestão de risco. “Fico contente ver os técnicos reunidos nesta fase anterior da utilização dos dados. É um passo importante para o Banco, pois nos permitirá tomar decisões com base nas melhores informações”. Ele adianta que o Plano Piloto em Piquet Carneiro será replicado em outros municípios cearenses. “É uma ferramenta que permitirá uma melhor adaptação às mudanças do clima”.



Na avaliação de Josias Farias Neto, gestor da SDA que coordena o Projeto São José III, num futuro breve, a iniciativa de Piquet Carneiro trará benefícios para a cidade e municípios vizinhos. “O Sertão Central é sempre muito afetado com a seca. O Plano vai aumentar a precisão das informações, permitindo tratar a estiagem com antecedência, fazendo uma melhor gestão dos riscos. Penso em ver os jovens de Piquet Carneiro interagindo com os dados locais, melhorando a compreensão deles do problema e da convivência com a seca”.

Padrão técnico

As estações foram instaladas em torres metálicas de 10 metros de altura e o conjunto da PCD também é integrado com um pluviômetro instalado separadamente, a 1,5m de altura (padrões estabelecidos pela Organização Meteorológica Mundial-OMM). O sistema é alimentado através de bateria e painel solar e o Datalogger (computador da PCD) e possui um programa armazenado em memória não-volátil com as instruções e localização dos sensores.

Os sensores das PCDs são capazes de coletar 10 parâmetros:
1.  Temperatura do ar;
2.  Umidade relativa do ar;
3.  Precipitação;
4.  Pressão atmosférica;
5.  Radiação solar;
6.  Velocidade do vento;
7.  Direção do vento;
8.  Temperatura do solo em três níveis;
9.  Umidade do solo;
10.  Fluxo de calor no solo;


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
17 de novembro de 2016

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados