Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme apresenta Monitor de Secas e projetos de cooperação internacional no 8º Fórum Mundial da Águas

Participaram do painel os pesquisadores Axel Bronstet e Till Franke, da Universidade de Potsdam; Márcio Nóbrega, da ANA; e Christof Lorenz, do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, além do presidente da Funceme, Eduard Sávio (Foto: Divulgação)
 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), representada pelo presidente Eduardo Sávio Martins, foi destaque durante a programação do 8º Fórum Mundial da Água, nesta terça-feira (19), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Pela manhã, o gestor do órgão apresentou o Monitor de Secas do Nordeste durante a sessão “Dia do Clima”, no Pavimento Brasil. O processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, que hoje tem a Agência Nacional das Águas (ANA) como instituição central, chamou atenção de participantes nacionais e internacionais, sendo bem recebido.

Devido aos resultados junto ao Nordeste, criou-se uma expectativa quanto à expansão do processo junto ao resto do País.

"Tem um trabalho de engenharia institucional muito grande e é preciso ter cautela. Não é simplesmente um mapa, é um processo de envolvimento e colaboração entre instituições de diferentes níveis de administração, sendo elas estaduais e federais", ressaltou o presidente da Funceme.

Já durante a tarde, em uma sessão conjunta com a ANA para discutir as atuais iniciativas para adaptação aos impactos das mudanças climáticas, Eduardo Sávio apresentou o trabalho de cooperação internacional com instituições alemãs e fez um paralelo desta parceria com os acordos/convênio hoje firmados com ao órgão federal.

Os parceiros alemães  adiantaram  detalhes do Seasonal Water Resources Management (SaWaM).

“Ele visa exatamente o uso da informação climática no setor de recursos hídricos. Então vai desde a previsão climática, da questão dos dados obtidos a partir sensoriamento remoto em estações, modelagem hidrológica e o uso do sistema de suporte de decisão e, por fim, da disponibilização das informações em aplicativos e portais para a difusão do conhecimento”, explica Martins.

Também participaram deste painel os pesquisadores Axel Bronstet e Till Franke, da Universidade de Potsdam; Márcio Nóbrega, da ANA; e Christof Lorenz, do Instituto de Tecnologia Karlsruhe.

 

Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima - (85) 98727.1557 / 98814.4194
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados