Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme terá importante participação do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) terá importante participação no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, de 18 a 23 de março. Em três momentos do evento internacional, o presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, abordará, em palestras, temas críticos relacionados aos recursos hídricos.

Na terça-feira (20), de 9h às 12h, o Monitor de Secas, que é o processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, será apresentado no Espaço Brasil durante a sessão “Dia do Clima”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na ocasião, Eduardo Sávio irá abordar os resultados que o processo vem conquistando, assim com suas possibilidades de desenvolvimento ao longo dos pŕoximos anos.

Neste mesmo dia, a Funceme será responsável por uma sessão conjunta com a Agência Nacional das Águas (ANA) para discutir as atuais iniciativas para adaptação aos impactos das mudanças climáticas. Além de Eduardo Sávio Martins, o momento terá participação de dois pesquisadores da Universidade de Potsdam e um do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, ambos da Alemanha.

Já na quarta-feira (21), de 14h às 16h, na Arena 1, o presidente da Funceme organiza uma sessão com o título “Eventos extremos: exemplos da relação entre ciência e políticas públicas nas Américas, Europa e África”. A sessão terá apresentações da África, Alemanha, Espanha, Israel, México, e Brasil, esta última experiência sendo apresentada por Martins.

“A ocorrência de eventos climáticos extremos está cada vez maior. A prestação de serviços adequados deve abordar tópicos transversais que incluem soluções científicas e a implementação por meio de políticas públicas. O planejamento resiliente a eventos climáticos do abastecimento de água e da prestação de serviços de saneamento precisa combinar esforços políticos e científicos para se garantir o fornecimento adequado de água durante períodos de seca”, adianta o gestor do órgão cearense.

Na quinta-feira (22), Eduardo Sávio, discute com representantes do Japão e do Banco Mundial, o projeto “Sistema de Monitoramento da Seca: um caso de estudos do Ceará”, das 8h às 9h30.

Por fim, ainda no mesmo dia, a Funceme participará de uma nova sessão conjunto sob a coordenação da iniciativa alemã “Water Science Alliance”, com o tema ‘Escassez de água em Ambientes Semiáridos de nosso Planeta: Os principais desafios e desenvolvimentos recentes para a mitigação do risco”.

Este último evento acontecerá de 17h às 20h, na Sala 42. Além da Funceme, estarão presentes a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal do Ceará, (IFCE), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Ceará (UFC) e instituições da Alemanha.

Sobre o 8º Fórum Mundial da Água

O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015). Nesta edição, mais 7,5 mil pessoas de 150 países já confirmaram presença. Para mais detalhes, basta acessar o site do Fórum.

 

Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima - (85) 98727.1557 / 98814.4194
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados