Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme apresenta experiências exitosas de recuperação de áreas degradadas na II Conferência da Caatinga

Com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”, a II Conferência da Caatinga ocorrerá entre os dias 19 e 21 de junho de 2018, no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Atuante desde a primeira edição do evento, em 2012, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que compõe o grupo de trabalho da organização, participará também das apresentações das experiências exitosas do eixo meio ambiente.

Estarão na mesa de debates, como relatoras, as pesquisadoras do órgãos estadual Margareth Benício e Sônia Perdigão, que ainda serão responsáveis pela apresentação da experiência de recuperação da área degradada em processo de desertificação na sub-bacia hidrográfica do riacho do Brum, em Jaguaribe.

A chefe do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme, Margareth Benício, explica que esta experiência trata de um importante projeto de recuperação de uma área na zona rural, mostrando que, práticas de manejo do solo adequadas, podem reverter o processo de desertificação, mesmo quando a área está altamente degradada. A apresentação será na quinta-feira (21), pela manhã.

Objetivo geral

O evento tem por missão trazer à luz as graves questões que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno da Caatinga, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo agressivo das atividades antrópicas.

 

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial de Combate à Desertificação: ações e conscientização humana para um futuro sustentável

“Não é uma discussão somente da parte física do bioma que envolve solo, água, vegetação e biodiversidade, mas, principalmente, do homem que está inserido nesse meio”, comenta Benício.

A previsão é de representantes de estados brasileiros que estão dentro da área da Caatinga participem das discussões, avaliando os avanços e desafios relacionados aos compromissos assumidos por ocasião da I Conferência, realizada em 2012.

Troca de experiências

Benício lembra que o mais importante é que as discussões estarão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que possui 17 diretrizes que devem ser implementadas por todos os países do mundo até 2030. Para esta conferência foram destacados seis delas, que tratam de temas como: pobreza, fome, educação, água, crescimento econômico e ecossistemas.

“Esta é uma ótima oportunidade dos estados trocarem experiências sobre os avanços e projetos implementados na região desde a última conferência. E destacar os impactos da seca dos últimos seis anos e as ações estratégicas de adaptação e convivência na Caatinga que possam se tornar políticas públicas e atividades da sociedade em benefício do Bioma”, diz a chefe do Núcleo.

Feira

Paralela à Conferência, acontece também a Feira de Saberes e das Culturas da Caatinga. No intuito de valorizar a memória afetiva do bioma, cuja história é repleta de encantamento, serão realizadas diversas atividades culturais envolvendo toda a riqueza dos costumes e dos saberes locais. Estandes e espaços temáticos proporcionarão aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a música, as danças, a arte artesanal e a culinária típicas da Caatinga.

Serviço

II Conferência da Caatinga

19 a 21 de junho

Auditório Murilo Aguiar - Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

 

Atendimento à Imprensa

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
SETEMBRO 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados